migrarelogo

[PT]
Início
 Equipa
 Projectos
Ensino
 Redes
 Publicações
 Eventos
 
Links

[EN]
Home
Researchers
Projects
Courses
Networks
Publications
Events
Links

Início

     Bem-vindo ao sítio MIGRARE

Bem-vindo ao nosso sítio!

O Núcleo de Investigação sobre Migrações, Espaços e Sociedades é uma unidade de investigação do Centro de Estudos Geográficos, unidade orgânica do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG-MIGRARE). A criação do núcleo de investigação MIGRARE corresponde à formalização de um grupo que, desde 1998, tem vindo a desenvolver projectos, a organizar encontros, cursos e outras actividades de investigação-acção, na área das migrações, governança e transformações sociais urbanas na Europa, com especial ênfase no caso português.

O programa de investigação do CEG tem como principal objectivo a produção de teoria e investigação aplicada na área das migrações e planeamento regional (particularmente em áreas urbanas), contribuindo para a concepção e desenvolvimento de um quadro analítico de apoio à tomada de decisão, com vista à criação de ambientes socialmente sustentáveis. Este programa de investigação não adopta qualquer perspectiva teórica a priori, antes procurando integrar os contributos de diversas abordagens teóricas e metodológicas.

O principal objectivo do programa de investigação deste núcleo é a produção de teoria e investigação aplicada na área das migrações e dos seus efeitos nos processos de transformação demográfica e sócio-espacial, em distintas escalas geográficas.

A produção teórica e a investigação empírica que se pretende desenvolver privilegia uma perspectiva de análise interdisciplinar e comparada (entre países, regiões, cidades e grupos de imigrantes), tendo em vista o desenvolvimento da interculturalidade, do planeamento para a diversidade, de novas formas de governança urbana  que contribuam para a inclusão sócio-territorial dos migrantes e ainda o enquadramento das políticas migratórias numa estratégia de co-desenvolvimento das regiões de origem e destino dos migrantes.

Nesta conformidade, as linhas de investigação que se desenvolvem  são as seguintes:

1.  Imigração e transformação urbana nas metrópoles de destino dos migrantes (espacial, demográfica, económica, social e cultural).

2.   Análise comparativa das políticas e iniciativas nacionais e municipais, na área das migrações e da integração, nomeadamente no domínio da habitação e segregação sócio-étnica das áreas residenciais, transformação e apropriação do espaço público, educação e saúde dos imigrantes e seus descendentes .

3.   Processos de mobilidade sócio-espacial: análise comparada de diversos grupos de imigrantes; disparidades intra-grupo associadas a diferentes tipos de factores (género, estado no ciclo de vida, educação, proveniência urbana/não-urbana).

4.   Imigração e conflitos inter-étnicos.

5.   Migrações internacionais e organização dos mercados de trabalho.

6.   Migrações e desenvolvimento regional, nos territórios de origem e destino dos migrantes.

7.   Imigração e dinâmicas demográficas na Europa, nomeadamente nas regiões rurais e em risco de despovoamento.

8.   Estudos de monitorização e avaliação de políticas de imigração e inclusão social.

9. Diáspora e Comunidades Transnacionais


    Neste sítio, poderá encontrar informação relativa aos projectos e redes em que este núcleo está envolvido, aos eventos organizados pelo MIGRARE-CEG ou com a participação dos seus membros, às disciplinas e/ou cursos de pós-graduação ministrados nestas áreas e às publicações do MIGRARE-CEG.


CEG

Centro de Estudos Geográficos (CEG)

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Universidade de Lisboa (IGOT-UL)

Edifício IGOT

Rua Branca Edmée Marques
1600-276 Lisboa, Portugal
Tel: (+351) 21-004-3000 |(+351) 21-794-0218

Web: http://www.ceg.ulisboa.pt/  | E-mail: ceg@campus.ul.pt 

 

Se quiser sugerir um link ou tiver qualquer problema com esta página, contacte os administradores.

 

If you would like to suggest a link or encounter problems or broken links, contact the website administrator

 

Sandra.Silva@campus.ul.pt